Skip to content

Tempo Ruim (Mandi e Sorocabinha)

agosto 21, 2013

Olá,

Na prova de vocês foi possível analisar a letra da música “Tempo Ruim”, de Mandi e Sorocabinha. Abaixo seguem a letra da música e o link para vocês ouvirem a canção.

Professora Aline

Para ouvir a música clique aqui: https://soundcloud.com/mandiesorocabinha/temporuim

Trabalhando com documentos…

 

            Se os jornais e documentos oficiais nos oferecem poucas informações sobre a opinião de boa parte dos brasileiros quanto à situação política do país e às disputas eleitorais às vésperas do pleito de 1930, as canções populares são uma fonte preciosa para refletirmos sobre o assunto.

            Abaixo, reproduzimos a letra de uma moda de viola intitulada Tempo ruim, composta pela dupla Mandi e Sorocabinha e lançada em maio de 1930. Leia-a com atenção e faça o que se pede.

 

Tempo ruim (Mandi e Sorocabinha)

 

“O nosso tempo tá ruim                                  Hoje eu pego em vinte mil réis              
Em tudo eu não acho jeito                             Vou na vila, fico besta                  

Sempre mudar de governo,                            Eu gasto tudo os meus vinte          
Sempre mudar de prefeito                             A compra cabe na cesta
É coisa que eu não compreendo                   Não sobra nem dez tostão    
E eu não posso achar direito, aaai                Pra mim comprar uma chupeta, aaai

Foi depois da Monarquia                               Pois olha minha mulher                    
Que houve complicação                                 Vim pensando pro caminho       
Agora com a República                                  Pra comprar a mamadeira             
Tudo vai por votação                                     Não sobrou nem um pouquinho   

E a gente que não vota                                  Dê de mamar pro pequeno             
Diz que não é cidadão, aaai                          Agrade o nosso filhinho, aaai         

Todas as coisas ficou caro                            Mulher passa a preguntar
Bem depressa, num instante                          Se eu ouvi falar da eleição
Alembro e tenho sôdade                                E eu passo a contar
Daquele tempo distante                                 Tá feia a situação
Eu tinha quatro vintém                                               O Vargas disse que ganha
Mas valia que nem diamante, aaai                 Eu não sei se ganha ou não, aaai

Eu pegava em dez mil reis                             Pois olha minha mulher
E surtia a minha casa                                     Na vila a coisa tá feia
Pagava tudo vendeiro                                    se falar mal do governo
E nada eu atrasava                                        Põe a gente na cadeia
Quando era fim da semana                            E depois da carceragem
Mantimento sobejava, aaai                            Não se tem pataca e meia, aaai”

*eu lírico:  é a voz que fala no poema, no  caso a canção, expondo seus  sentimentos.

1) A letra da música nos oferece alguma pista sobre a posição que o eu lírico ocupa na sociedade? Explique.

2) Qual é a avaliação do eu lírico sobre a situação do país às vésperas da eclosão da “Revolução” de 1930?

3) Que aspectos da realidade nacional os autores da canção consideraram para expor na letra dessa música?

4) Para os compositores, quando a situação do país começou a se complicar?

5) A letra da música Tempo ruim retrata o Brasil como um país democrático? Justifique.

Fonte: VICENTINO, Cláudio. Projeto Radix: História, 9ºano. São Paulo: Scipione, 2009. Pp. 124-125.

From → Uncategorized

Deixe um comentário

Deixe um comentário

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

